5S: um programa de múltiplo alcance
Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos
O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais do programa dos 5S e sua vinculação aos processos de melhoria contínua e programas de qualidade.
O ‘5S’ é um programa de alcance plural, com significativas conseqüências comportamentais, que tem como objetivo criar uma infraestrutura ou ambiente facilitador para implantação de programas de qualidade.
São cinco as atividades que compõem o sistema:
ATIVIDADES | SENTIDO | CONSEQÜÊNCIAS |
Seiri | Senso da utilização | Diminuição do volume de desperdício; Melhoria no processo de alocação de recursos. |
Seiton | Senso de ordenação | Alcança coisas e informações; Melhora o layout da área de trabalho; Facilita o fluxo de pessoas; Melhora a distribuição do espaço. |
Seiso | Senso de limpeza | Torna o ambiente de trabalho agradável; Agiliza a localização de objetos; Melhora a imagem do ambiente; Incentiva a motivação estética. |
Seiketsu | Senso da saúde | Estimula a criação de um ambiente saudável e seguro. |
Shitsuke | Senso de auto-disciplina | Obediência às orientações, regras e procedimentos. |
O programa é aplicável a qualquer tipo de organização, independentemente do porte ou natureza porque seus conceitos são amplos, apesar de profundos.
O seiri, senso de utilização, enseja uma alocação de recursos eficaz e adequada.
Figura 1: senso de utilização
Fonte: a autora.
É relativamente comum concentrarmos o nosso ambiente laboral com objetos inúteis à tarefa desempenhada. O mesmo ocorre no ambiente eletrônico, em nosso computador: mantemos diferentes arquivos, muitas vezes desatualizados, localizados de forma desordenada, em lugar de proceder a um sistemático backup.
O seiton, senso de ordenação, alcança coisas, procedimentos e informações. Tem como efeitos imediatos a melhora do layout da área de trabalho, revisão, redefinição de procedimentos e tratamento da informação. Define-se o lugar de cada coisa e coloca-se cada coisa em seu devido lugar.São ações simples relacionadas a esse senso: uso de etiquetas, melhor sinalização no ambiente de trabalho, disposição de objetos diferentes em locais planejados dentre outras. Promove a setorização e identificação de objetos, facilitando sua localização.
O último senso é o da auto-disciplina, shitsuke.
Este senso também tem repercussões no comportamento das pessoas: convivência saudável, respeito às regras, normas e diferenças, estímulo ao espírito de equipe.
O meio influencia o comportamento, portanto, devemos cultivar ambientes facilitadores dos processos organizacionais e relações para que tenhamos comportamentos proativos, saudáveis e éticos.
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