quarta-feira, 1 de abril de 2009

5S: um programa de múltiplo alcance

5S: um programa de múltiplo alcance



Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos


O propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais do programa dos 5S e sua vinculação aos processos de melhoria contínua e programas de qualidade.

O ‘5S’ é um programa de alcance plural, com significativas conseqüências comportamentais, que tem como objetivo criar uma infraestrutura ou ambiente facilitador para implantação de programas de qualidade.

São cinco as atividades que compõem o sistema:


ATIVIDADES

SENTIDO

CONSEQÜÊNCIAS

Seiri

Senso da utilização

Diminuição do volume de desperdício;

Melhoria no processo de alocação de recursos.

Seiton

Senso de ordenação

Alcança coisas e informações;

Melhora o layout da área de trabalho;

Facilita o fluxo de pessoas;

Melhora a distribuição do espaço.

Seiso

Senso de limpeza

Torna o ambiente de trabalho agradável;

Agiliza a localização de objetos;

Melhora a imagem do ambiente;

Incentiva a motivação estética.

Seiketsu

Senso da saúde

Estimula a criação de um ambiente saudável e seguro.

Shitsuke

Senso de auto-disciplina

Obediência às orientações, regras e procedimentos.


O programa é aplicável a qualquer tipo de organização, independentemente do porte ou natureza porque seus conceitos são amplos, apesar de profundos.


O seiri, senso de utilização, enseja uma alocação de recursos eficaz e adequada.


Figura 1: senso de utilização

Fonte: a autora.


É relativamente comum concentrarmos o nosso ambiente laboral com objetos inúteis à tarefa desempenhada. O mesmo ocorre no ambiente eletrônico, em nosso computador: mantemos diferentes arquivos, muitas vezes desatualizados, localizados de forma desordenada, em lugar de proceder a um sistemático backup.

O seiton, senso de ordenação, alcança coisas, procedimentos e informações. Tem como efeitos imediatos a melhora do layout da área de trabalho, revisão, redefinição de procedimentos e tratamento da informação. Define-se o lugar de cada coisa e coloca-se cada coisa em seu devido lugar.São ações simples relacionadas a esse senso: uso de etiquetas, melhor sinalização no ambiente de trabalho, disposição de objetos diferentes em locais planejados dentre outras. Promove a setorização e identificação de objetos, facilitando sua localização.

O seiso, senso da limpeza, cria um ambiente mais agradável, melhorando a apresentação da empresa (imagem). O senso traz conseqüências estéticas relevantes.

O seiketsu, senso da saúde, tem como objetivo incentivar um ambiente de trabalho saudável. ‘Saúde’ representa um conceito amplo porque envolve: saúde física, emocional, social, intelectal, profissional e espiritual.

O ambiente de trabalho lhe proporciona condições saudáveis de trabalho?

Como se relaciona com as pessoas no ambiente de trabalho?

O trabalho é compensador? Está satisfeito com sua posição atual na empresa? Isso interfere em sua produtividade? De que maneira o ambiente poderia ser mais saudável?

O último senso é o da auto-disciplina, shitsuke.

Este senso também tem repercussões no comportamento das pessoas: convivência saudável, respeito às regras, normas e diferenças, estímulo ao espírito de equipe.

O meio influencia o comportamento, portanto, devemos cultivar ambientes facilitadores dos processos organizacionais e relações para que tenhamos comportamentos proativos, saudáveis e éticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário