terça-feira, 7 de abril de 2009

Benchmarking: em que consiste?

Benchmarking: em que consiste?

Por Yumara Lúcia Vasconcelos

Consiste na busca por referências das melhores práticas, forçando uma visão externa e ampla da organização. De fato, o uso da técnica obriga os gestores à observação dos padrões externos relativos às práticas empresariais.

O trabalho, na organização, passa a ser focado nas boas práticas, sempre objetivando a manutenção ou superação do status de competitividade.

Ao buscar lastro para as ações, experiências concretas, parte da ‘subjetividade cega’ e do ‘achismo’ do processo decisório é removida.

O benchmarking não corresponde a um programa de gestão, muito menos é produto do modismo. É um mecanismo interessante de interação no mercado, de permuta de experiências.

Trata-se de uma técnica gerencial organizada.

Apóia-se numa metodologia bem estruturada e exige atualização constante. Deve, portanto, ser flexível ao ‘novo’ e produto de investigações organizadas, profundas e abrangentes.

É importante destacar, porém, que o benchmarking não é um receituário porque cada organização é única. Em face disso, as adaptações das ações ou práticas se fazem necessárias.

O benchmarking entrega tão-somente marcos de referência, os quais podem sinalizar uma direção, um caminho na condução gerencial das organizações.

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