quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dificuldades ao longo do processo de implementação do programa 5S

Dificuldades ao longo do processo de implementação do programa 5S


Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos


Existem dificuldades ao longo do processo de implantação do programa 5S. Relacionamos algumas, das mais freqüentes:

-falta de engajamento funcional;

-turnover elevado;

-grande contingente em regime de trabalho de turno;

-ausência de uma política de gestão de pessoas.

As dificuldades na implementação são ainda maiores se as pessoas oferecem resistência ao processo, baseando-se em experiências frustradas ou incompletas de terceiros.

As dificuldades são decorrentes do fato de que os grupos que se revezam em turnos têm perfis diferentes, possuindo, portanto, comportamentos diversos, com nível de entrosamento e compartilhamento distintos.

Quando o turnover é elevado, maiores serão os investimentos necessários em integração e capacitação. Maior será o tempo de adaptação, mais desigual será o nível de conhecimento das pessoas sobre o programa na organização. A estratégia de resposta a tais dificuldades é a realização de capacitações periódicas, revisão dos critérios de seleção funcional e identificação dos motivos do turnover elevado. Essa estratégia também é resposta para orientação dos funcionários que trabalham em turnos – agenda de capacitação continuada.

Outra estratégia adotada para despertar o interesse das pessoas pelo programa e seu respectivo engajamento é o reconhecimento do esforço coletivo, ainda que expresso simbolicamente.

O reconhecimento deve alcançar a todos na empresa, inclusive os terceirizados, do contrário certamente se sentirão excluídos do processo (1), o que seria no mínimo constrangedor. Pensem: o que ocorreria com o programa se os terceirizados respondessem por parcela significativa do grupo de trabalho na organização?

Quando o reconhecimento se manifesta por meio de remuneração variável, pode-se criar uma premiação baseada em sorteios entre os terceirizados.

Um ponto importante a considerar é o momento desse reconhecimento.

Não é recomendável oferecer premiações a partir dos dados da primeira auditoria, uma vez que esta se encontra ainda em fase embrionária. Aconselha-se que esses resultados iniciais nem sejam divulgados, pois, a primeira auditoria representa uma fase de experimentação e calibragem dos padrões.

A sistemática de reconhecimento deve ser analisada e planejada para não trazer contingências jurídicas à organização.

Quando a sistemática de reconhecimento é ineficaz o resultado é desastroso, marcado por grande resistência ao programa.

Outro foco de resistência das pessoas ao programa 5S pode ser decorrente da expectativa do grupo por uma conexão imediata com a prática laboral. Por esta razão, sugere-se a busca por uma dosagem ideal entre teoria e prática.

Existe, ao que parece, certa ansiedade pela prática dos conceitos.

Recomenda-se que a teoria seja ilustrada com exemplos práticos, para melhor receptividade aos conceitos.

Como se vê, todas essas respostas passam por uma gestão de pessoas eficaz, fator crítico para o êxito na implementação do programa. O 5S apresenta inúmeros benefícios e esse é o ponto essencial para disseminação dos conceitos e práticas associadas ao programa.



Figura 1: Benefícios do programa 5S






Os benefícios devem ser apresentados de forma lógica, obedecendo a relação de causa e efeito.



Recomenda-se que as ‘recompensas simbólicas’ os alcance já que o pagamento de remuneração variável tem implicações trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário