Implantação do programa 5S
Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos
O 5S se lastreia na seguinte premissa: o ambiente de trabalho é um dos indutores da produtividade.
O programa teve grande impacto no processo de recuperação do Japão. De fato, o Japão tornou-se após a segunda grande guerra uma potência econômica, o que chamou a atenção dos demais países. O Japão constitui um grande exemplo de recuperação. Na década de 50, apesar das dificuldades reergueu-se, colocando suas indústrias em ponto para concorrer na Europa e EUA. A competição alcançava preço e qualidade.
“Em busca de atender organizações e profissionais que valorizavam os modismos, alguns consultores procuraram ampliar o conceito original do 5S para 8S e até 9S. Casualmente, as três atividades adicionais de cada metodologia não coincidem , o que significa a inclusão de mais 7”S”, quais sejam:
SHIKARI-YARO - determinação e união – é comprometer a alta direção na implantação do 5S;
SHIDO – treinamento – é capacitar funcionários de todos os níveis nos conceitos do 5S;
SETSUYAKU – economia – é o combate aos desperdícios;
SEISAN – eliminação de perdas – é envolver funcionários de todos os níveis e áreas para eliminar todos os tipos de perdas;
SEKININ – responsabilidade- é fazer com que cada um se torne responsável pelo seu local de trabalho;
SHITSUKOKU – persistência – é ter constância de propósito, não se limitando a fazer o 5S somente no lançamento ou em vésperas de Auditorias;
SHUKAN – hábito – é praticar o 5S como um hábito, independentemente da carga de trabalho ou de cobranças.” ( RIBEIRO, p. 18, 2006)
Os “S” adicionais apresentam elementos importantes do processo de implantação.
A estratégia de implantação dos 5S já contempla estas abordagens:
-necessidade de comprometimento da cúpula diretiva;
-capacitação funcional;
-estratégias de combate ao desperdício;
-indicação de responsabilidade;
-prática como indutor do hábito.
Implantar os 5S não é algo fácil. A equipe responsável pelo processo deve conscientizar as pessoas a esse respeito, destacando a profundidade dos conceitos.
Ribeiro (2006) observa que somente algumas logram êxito nos três primeiros “S”. Alcançar sucesso nos 5S constitui privilégio de um contingente pequeno, segundo o autor.
Entende-se que os 5S tem alcance muito amplo. Auxilia na implantação de programas de qualidade em diferentes aspectos:
-reorganização e reconfiguração do espaço físico;
-padronização;
-redução do nível de desperdício;
-cumprimento aos parâmetros organizacionais;
-postura crítica e dinâmica por parte de todos na organização.
As mudanças comportamentais não são imediatas. O comportamento corresponde à ação, mas é preciso despertar nas pessoas a consciência de que aquele comportamento é de fato adequado e coerente. A atitude é essa conscientização.
Quando o ‘fazer’ é pautado na ‘consciência’, os programas são implantados com sucesso.
Para Ribeiro (p. 27, 2006):
“O comportamento é o resultado de uma influência do meio. A atitude é o resultado de uma influência da consciência. O comportamento pode se transformar em atitude, quando a ação é repetida várias vezes. A atitude pode se transformar em comportamento, quando há uma coerência entre conhecimento e necessidade.”
O ambiente de trabalho tem grande influência no processo de adesão aos conceitos (figura 1)
Figura 1: influência do ambiente sobre o comportamento
Fonte: a autora.
A implantação do programa requer capacitação, realização de atividades de conscientização e procedimentos de avaliação sistemáticos. Qualquer processo de implantação passa por essas atividades.
Os conceitos devem ser compartilhados entre as pessoas de todos os níveis, o que demanda:
-material didático cuidadosamente elaborado;
-promoção dos conceitos;
-aplicação de técnicas de sensibilização e multiplicação.
Algumas orientações de trabalho são interessantes.
A primeira é que, quanto mais fortes e consolidados estiverem os três primeiros sensos, maior tende a ser o sucesso do programa por força da influência do significado destes sobre o comportamento coletivo. Quanto mais carentes da aplicação dos três primeiros sensos, maior a dificuldade para assimilar os demais conceitos.
O processo de mudança é gradativo. A adesão das pessoas é um desafio, especialmente daquelas que não vivenciaram o programa na prática.
O sucesso do programa independe da condição sócio-econômica das pessoas,, muito menos da formação acadêmica ou nível hierárquico;
A implantação contemplar duas perspectivas: a técnica e a comportamental.
A educação é o grande elemento propulsor do sucesso.
REFERÊNCIA
RIBEIRO, Haroldo. A bíblia do 5S: da interpretação à excelência. Salvador: Casa da Qualidade, 2006.
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