quinta-feira, 2 de abril de 2009

Implantação do programa 5S

Implantação do programa 5S

Autora: Yumara Lúcia Vasconcelos

O 5S se lastreia na seguinte premissa: o ambiente de trabalho é um dos indutores da produtividade.

O programa teve grande impacto no processo de recuperação do Japão. De fato, o Japão tornou-se após a segunda grande guerra uma potência econômica, o que chamou a atenção dos demais países. O Japão constitui um grande exemplo de recuperação. Na década de 50, apesar das dificuldades reergueu-se, colocando suas indústrias em ponto para concorrer na Europa e EUA. A competição alcançava preço e qualidade.


“Em busca de atender organizações e profissionais que valorizavam os modismos, alguns consultores procuraram ampliar o conceito original do 5S para 8S e até 9S. Casualmente, as três atividades adicionais de cada metodologia não coincidem , o que significa a inclusão de mais 7”S”, quais sejam:

SHIKARI-YARO - determinação e união – é comprometer a alta direção na implantação do 5S;

SHIDO – treinamento – é capacitar funcionários de todos os níveis nos conceitos do 5S;

SETSUYAKU – economia – é o combate aos desperdícios;

SEISAN – eliminação de perdas – é envolver funcionários de todos os níveis e áreas para eliminar todos os tipos de perdas;

SEKININ – responsabilidade- é fazer com que cada um se torne responsável pelo seu local de trabalho;

SHITSUKOKU – persistência – é ter constância de propósito, não se limitando a fazer o 5S somente no lançamento ou em vésperas de Auditorias;

SHUKAN – hábito – é praticar o 5S como um hábito, independentemente da carga de trabalho ou de cobranças.” ( RIBEIRO, p. 18, 2006)


Os “S” adicionais apresentam elementos importantes do processo de implantação.

A estratégia de implantação dos 5S já contempla estas abordagens:


-necessidade de comprometimento da cúpula diretiva;

-capacitação funcional;

-estratégias de combate ao desperdício;

-indicação de responsabilidade;

-prática como indutor do hábito.


Implantar os 5S não é algo fácil. A equipe responsável pelo processo deve conscientizar as pessoas a esse respeito, destacando a profundidade dos conceitos.

Ribeiro (2006) observa que somente algumas logram êxito nos três primeiros “S”. Alcançar sucesso nos 5S constitui privilégio de um contingente pequeno, segundo o autor.

Entende-se que os 5S tem alcance muito amplo. Auxilia na implantação de programas de qualidade em diferentes aspectos:


-reorganização e reconfiguração do espaço físico;

-padronização;

-redução do nível de desperdício;

-cumprimento aos parâmetros organizacionais;

-postura crítica e dinâmica por parte de todos na organização.


As mudanças comportamentais não são imediatas. O comportamento corresponde à ação, mas é preciso despertar nas pessoas a consciência de que aquele comportamento é de fato adequado e coerente. A atitude é essa conscientização.

Quando o ‘fazer’ é pautado na ‘consciência’, os programas são implantados com sucesso.

Para Ribeiro (p. 27, 2006):


“O comportamento é o resultado de uma influência do meio. A atitude é o resultado de uma influência da consciência. O comportamento pode se transformar em atitude, quando a ação é repetida várias vezes. A atitude pode se transformar em comportamento, quando há uma coerência entre conhecimento e necessidade.”


O ambiente de trabalho tem grande influência no processo de adesão aos conceitos (figura 1)


Figura 1: influência do ambiente sobre o comportamento




Fonte: a autora.


A implantação do programa requer capacitação, realização de atividades de conscientização e procedimentos de avaliação sistemáticos. Qualquer processo de implantação passa por essas atividades.

Os conceitos devem ser compartilhados entre as pessoas de todos os níveis, o que demanda:


-material didático cuidadosamente elaborado;

-promoção dos conceitos;

-aplicação de técnicas de sensibilização e multiplicação.

Algumas orientações de trabalho são interessantes.


A primeira é que, quanto mais fortes e consolidados estiverem os três primeiros sensos, maior tende a ser o sucesso do programa por força da influência do significado destes sobre o comportamento coletivo. Quanto mais carentes da aplicação dos três primeiros sensos, maior a dificuldade para assimilar os demais conceitos.

O processo de mudança é gradativo. A adesão das pessoas é um desafio, especialmente daquelas que não vivenciaram o programa na prática.

O sucesso do programa independe da condição sócio-econômica das pessoas,, muito menos da formação acadêmica ou nível hierárquico;

A implantação contemplar duas perspectivas: a técnica e a comportamental.

A educação é o grande elemento propulsor do sucesso.

REFERÊNCIA

RIBEIRO, Haroldo. A bíblia do 5S: da interpretação à excelência. Salvador: Casa da Qualidade, 2006.




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